sábado, 9 de março de 2013

Voo TAM 3054

Durante pouso em Congonhas, a aeronave da Tam não para na pista molhada, sai da pista, atravessa a Avenida Washington Luís e bate contra um prédio.

17 de julho de 2007, um avião modelo Airbus A320, prefixo PR-MBK, decola do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre com destino ao Aeroporto de Congonhas. Dias antes, um Boeing 737 da BRA saiu da písta e quase cai na Avenida Washington Luís e naquela mesma semana, um ATR da Pantanal também saiu da pista. No dia do acidente, São Paulo teve uma forte chuma causando congestionamentos em toda a cidade. O Airbus A320 se aproxima da Pista 35L com 187 passageiros e tripulantes. O piloto lembra que um dos reversores não funciona.

O reversor é um aparelho na turbina do avião que muda a rotação da turbina fazendo com que a aeronave pare. O avião toca a pista e permanece em alta velocidade por toda a pista. Os pilotos usam o freio manual, semelhante a dos automóveis, sem explicação, a aeronave sai da pista, atravessa a Avenida Washington Luís na lateral do Aeroporto e atinge um posto de combustíveis e o prédio de depósito de cargas da Tam Express. 199 pessoas morreram, 187 na aeronave, 11 pessoas que estavam no prédio e um taxista que abastecia seu carro no posto ao lado.

Hoje, no local do acidente, foi criada a praça 17 de julho, um memorial ás vítimas do acidente. Entre os mortos, o deputado federal Júlio Redecker do PSDB-RS, e o diretor da filial gaúcha do SBT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário