sábado, 9 de março de 2013

Desastre Aéreo de Tenerife

Uma ameaça de bomba, que fecha aeroporto e causa a pior tragédia da história da aviação.

As Ilhas Canárias é um pequeno arquipélago espanhol próximo á costa africana. Em uma destas ilhas, no Aeroporto de Las Palmas, uma ameaça de bomba fechou o aeroporto, transferido voos para diversos aeroportos da vizinhança. A maior parte dos voos foram desviados para o Aeroporto de Los Rodeos, em Tenerife. Com as férias, as ilhas recebiam milhares de turistas de todo o mundo. Dois Boeing's 747, um da americana PanAm e outro da holandesa KLM. Os dois aviões iriam decolar em breve, como o KLM estava na frente, ele foi até o fim da pista para retornar e decolar, enquanto o PanAm que ia atrás deveria sair da pista para decolagem do holandês. O KLM começou a decolagem antes do PanAm saisse da pista, então os dois estavam frente a frente, mas os pilotos não se viam, por conta da baixa visibiladade causada pela neblina. Qando as luzes do outro avião foi visto, não restava mais nada á se fazer, os dois aviões colediram levando a morte de 583 pessoas e deixando 61 passageiros da PanAm feridos.

Ataques de 11 de Setembro

Em uma manhã como outra qualquer, quatro aviões são sequestrados por terroristas suicidas, dois são jogados contra o World Trade Center, o pior ataque terrorista que se tem notícia.

Em 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por 19 terroristas da Al Qaeda. O primeiro voo a ser sequestrado foi o voo American 11 da American Airlines, o Boeing 767-200ER de prefixo N334AA que iria de Boston para Los Angeles foi desviado e se chocou contra a Torre Norte do World Trade Center, no avião, 92 pessoas entre passageiros e tripulantes morreram.

O segundo voo a ser sequestrado foi o voo 175 da United Airlines que estava em rota entre Boston e Los Angeles. O Boeing 767-200 de prefixo N612UA atingiu a Torre Sul do World Tade Center, no avião, 65 pessoas á bordo morreram.

O terceiro voo a ser sequestrado foi o voo 77 da American Airlines que ia de Washington á Los Angeles. O avião foi jogado contra a parte ocidental do Pentágono, sede do departamento da defesa, só no avião, 64 pessoas morreram.

O último voo a ser sequestrado naquela manhã foi o voo 93 da United Airlines que virou até filme. O avião que ia de Newark á São Francisco foi sequestrado e provavelmente seria derrubado contra Capitólio, sede do poder legislativo do país, em Washington. Os passageiros do avião invadiram a cabine controlada pelos terroristas e o avião caiu próximo a Shanksville na Pensilvânia. 44 pessoas morreram.

Ao todo, 2996 pessoas morreram, incluindo os 19 terroristas. 6291 pessoas ficaram feridas, a fumaça tóxica, causou câncer em pessoas que estavam na região, entre eles, um oficial da NYPD (Departamento de Polícia de Nova York). Os ataques foram planejados pela rede terrorista Al Qaeda, liderada na época por Osama Bin Laden, que negou durante alguns meses a autoria dos atentados.

Voo TAM 3054

Durante pouso em Congonhas, a aeronave da Tam não para na pista molhada, sai da pista, atravessa a Avenida Washington Luís e bate contra um prédio.

17 de julho de 2007, um avião modelo Airbus A320, prefixo PR-MBK, decola do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre com destino ao Aeroporto de Congonhas. Dias antes, um Boeing 737 da BRA saiu da písta e quase cai na Avenida Washington Luís e naquela mesma semana, um ATR da Pantanal também saiu da pista. No dia do acidente, São Paulo teve uma forte chuma causando congestionamentos em toda a cidade. O Airbus A320 se aproxima da Pista 35L com 187 passageiros e tripulantes. O piloto lembra que um dos reversores não funciona.

O reversor é um aparelho na turbina do avião que muda a rotação da turbina fazendo com que a aeronave pare. O avião toca a pista e permanece em alta velocidade por toda a pista. Os pilotos usam o freio manual, semelhante a dos automóveis, sem explicação, a aeronave sai da pista, atravessa a Avenida Washington Luís na lateral do Aeroporto e atinge um posto de combustíveis e o prédio de depósito de cargas da Tam Express. 199 pessoas morreram, 187 na aeronave, 11 pessoas que estavam no prédio e um taxista que abastecia seu carro no posto ao lado.

Hoje, no local do acidente, foi criada a praça 17 de julho, um memorial ás vítimas do acidente. Entre os mortos, o deputado federal Júlio Redecker do PSDB-RS, e o diretor da filial gaúcha do SBT.